Por Gleidson Martins / Fotos: Google Earth

Pelo menos 188.000 pessoas foram evacuadas de várias cidades na região norte do estado da Califórnia após danos em um vertedouro na barragem de Oroville.

A barragem, que é a mais alta da nação, permanece intacta. Mas o vertedouro de emergência, que ajuda a garantir que a água não derrame quando a barragem está em capacidade cheia não aguentou a pressão, causando uma erosão. A principal válvula foi aberta em uma tentativa de esvaziar a represa.Screen Shot 2017-02-13 at 1.17.21 AM

Comunidades que vivem ao redor da usina, receberam ordens de evacuação. “É melhor prevenir”, disse o xerife Kory Honea.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, emitiu uma ordem de emergência para ajudar as autoridades locais com possíveis calamidades. É possível que um estrago maior possa ser evitado. O Departamento de Recursos Hídricos do Estado americano disse que a erosão “não está avançando rapidamente como eles pensavam”. A princípio um plano de emergência, ainda não colocado em prática, seria helicópteros colocarem rochas em uma fenda sobre a erosão, aliviando a pressão da água. Isso só deve ser feito ao amanhecer. No início da noite de ontem, cerca de 2 polegadas de água estavam chegando sobre o vertedouro, o que era significativamente menor do que quando as autoridades emitiram as ordens de evacuação. Autoridades esperam que o fluxo de água deve baixar em breve, o que irá reduzir o ritmo de erosão, mas a previsão é que mais chuva caia a partir de quarta-feira, o que pode dificultar o trabalho de engenheiros. Enquanto isso rodovias de acesso a região de Oroville está congestionada. Motoristas revelam que estão parado por mais de uma hora e ninguém está autorizado a entrar nas cidade vizinhas a represa.